17 de março de 2012

Se virando com a compacta


Já faz um tempo, queria fazer um mini guia pra quem gosta de fotografia, mas só dispõe de uma câmera compacta, então tem que aproveitar ao máximo seus (poucos) recursos.

Tenho uma Kodak EasyShare C143 (a da foto) há quase um ano e de uns tempos pra cá, ao mesmo tempo em que fui me apaixonando por fotografia, junto com minha amiga Tayene (que tem uma câmera parecida) fui fuçando as funções dela e descobrindo que uma compacta tem seu charme.

Mesmo sendo as mais simples das câmeras digitais, dá sim pra tirar uma bela fotografia sabendo como explorar o que se tem em casa. Vou dar algumas dicas que funcionam comigo, ou seja, com a minha câmera.

Modo Manual

Nas câmeras Kodak mais recentes, existe o modo Programa, que em outras câmeras pode ter o mesmo nome, ou se chamar Manual (nada mais óbvio). Depois que descobri ele, achei bem útil, principalmente pras fotos do projeto, que acabo só tendo ideias tarde, e acabo perdendo boa parte da luz natural.

Ajuste a exposição

Dá pra ser feito isso no modo manual. Naquelas cenas predefinidas, ela já está ajustada e no modo automático ela se ajusta ao ambiente, mas a eficiência não é garantida.

Mas afinal, o que é exposição? 

É a quantidade de luz que entra nas lentes durante um determinado tempo pra poder formar a fotografia. 

Então, se o ambiente em que você estiver faça a foto ficar escura demais, adicione um pouco mais de exposição, e se estiver clara demais, é só diminuir. Olha só um exemplo:

Tanto uma foto quanto a outra, estão sem edição (além da montagem, é claro) e dá pra ver como o ajuste deixou a foto mais clara, o que torna melhor até pra editar depois. 

Eu também tava a fim de dar mais uma ou duas dicas, mas por agora tá bom. Depois eu posto o resto.

EDITADO:: Outra dica, relacionada à exposição:

Altere o ISO

Quanto maior, mais clara a foto, o que serve, assim como no caso do ajuste de exposição, pra ambientes com pouca iluminação.

Já tô preparando o outro post, hihi. Bjbj

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;