14 de maio de 2012

DIY: Cupcakes de chocolate


Como eu já disse aqui, o meu presente de dia das mães foram cupcakes. Fotografei alguns detalhes e anotei tudinho pra fazer mais um DIY culinário aqui. Adoro me aventurar na cozinha!

Fiz de um jeito bem fácil, como coisas que todo mundo tem (ou deveria ter) em casa. Ficou com cara de caseiro, mas o gosto ficou divino (quem comeu, aprovou, e sem "puxassaquismo")!

Desculpa, mas ficou um post longo.

Você vai precisar de:

♥ 3 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento;
♥ 1 colher de chá de essência de baunilha (é opcional, já que o cupcake vai ser de chocolate);
♥ 200 ml de leite;
♥ 4 ovos;
♥ 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar;
♥ 1/2 xícara de 
♥ 4 colheres de sopa (bem generosas) de margarina.

Massa - Como fazer:

Misture todos os ingredientes na batedeira ou, assim como eu, num recipiente e com uma colher de pau mesmo, até ficar aquela massa de bolo (dica para iniciantes: começam a estourar bolhinhas). Coloque a massa, pode ser com uma concha, dentro das forminhas próprias pra cupcake (por que eu não as fotografei? #falha) - tem de vários tamanhos, mas eu usei as maiores - estando essas forminhas dentro de uma outra forma para bolo, redonda ou retangular, ou então num refratário de vidro. A massa deve chegar bem perto da borda da forma, tipo "meio dedo" faltando pra completar, rs.

Se você tiver fôrmas específicas de cupcakes, melhor ainda, mas se não tiver, tome o cuidado de colocar os bolinhos bem próximos, pra que eles não esparramem quando assar e em vez de crescer pra cima, crescer pros lados.

Eu deixei no fogo médio por 30 minutos, mas no caso de um forno mais novo (o daqui é um ancião), 15 minutinhos bastam, ou até ele adquirir a textura de esponja.

Minha receita rendeu 19 porções, mas dependendo de como você fizer pode render mais ou menos.
♥ Uma lata/pote/whatever de doce de leite (o que eu usei tinha 200 gramas, é mais ou menos isso);
♥ Uma lata de creme de leite;
♥ Uma barra de chocolate meio amargo (mas pode ser ao leite, branco, com duo...)
♥ Confeitos para decorar (eu usei corações, mas podem ser estrelinhas, m&m's, granulado... Vai do seu gosto e imaginação).

Recheio - Doce de leite:

Agora a melhor parte! O recheio! Hmmmm...

Fiz uma elaboradíssima (só que não) montagem sobre a etapa de recheio do bolinho.


  1. Pode acontecer dos bolinhos ficarem assim, meio tortos;
  2. Então é só você apertá-los, fazendo um círculo com a mão em volta de cada um deles (no geral, funciona);
  3. Com uma faca pontuda faça um círculo no centro do bolinho e retire essa parte da massa. 
  4. Com uma colher pequena, coloque o doce de leite no "buraco" que ficou no meio do bolinho, mas não encha.
  5. Depois pegue o rolinho que foi tirado do centro do cupcake, corte ele ao meio (ou mais fino, se for o caso) e coloque em cima do doce de leite, pra "fechar" o "buraco" e "nivelar o bolinho".

Cobertura (quase esqueci) - Ganache de Chocolate: 

É supersimples, é só partir a barra em vários pedacinhos e juntá-la com todo o creme de leite em uma panela (ou no microondas) até o chocolate derreter todo e formar aquele creme lindo (não dura nem 5 minutos). Espera o creme esfriar um pouco e coloca ele num saquinho (pode ser o de confeiteiro mesmo com aqueles bicos legais ou então naqueles saquinhos plásticos da parte das verduras e frutas supermercado (limpo né, porfa). Depois disso, fecha o saquinho e coloca ele no congelador por uns 10 a 15 minutos, só pra esfriar mesmo. Depois é só cortar uma das pontas do saco, espalhar em movimentos circulares. Por último, é só jogar os confeitos, tirar fotos e ser feliz!

Dica: Os cupcakes ficam ainda mais gostosos depois de passarem um tempo na geladeira :D


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;