12 de janeiro de 2013

Leitura: O menino do pijama listrado


O livro conta, inicialmente, a história de Bruno (um garoto de 8 anos) e sua família, que tinham uma vida tranquila em Berlim, mas tiveram que se mudar pra um lugar afastado da cidade por causa do trabalho do pai dele. Bruno, que estava acostumado com a vida anterior, sentia falta dos amigos e até da escola. Durante muito tempo na nova casa ele se sente sozinho e entediado, até que resolve explorar os arredores da casa. Ele caminha bastante até que se depara com uma cerca, e do outro lado dessa cerca ele encontra um menino, da mesma idade que ele, e os dois acabam se tornando amigos. Com o tempo, Bruno descobre que os problemas dele eram bem menores do que ele pensava e nem todas as crianças eram tratadas da mesma forma, pelo menos não naquela parte do mundo e não naquela época.

Pode até parecer, mas essa não é uma história infantil. Os personagens principais são crianças, mas existe muito mais nessa história do que a amizade de Bruno e do outro garoto, Shmuel (lê-se Shmúl), mas eu achei melhor não contar tudo pra quem ler descobrir sozinho, hihi.

O livro é fininho, não contei quantas páginas tinha. Eu li um pouquinho a cada dia, porque já tenho esse costume, mas acho que em um dia ou dois dá pra terminar.

Eu já tinha ouvido falar do livro, só de nome, nunca soube nada sobre a história, então a cada capítulo eu ia imaginando e deduzindo coisas, mas o final é realmente surpreendente e emocionante (snif, snif).

P.S.: Recomendo também o filme, que é bem fiel ao livro e que te põe tão dentro da história que dá vontade de chorar (caso isso já não tenha acontecido no livro).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;