14 de maio de 2013

Desapegando da maquiagem velha



Que muitas de nós amamos maquiagem e se pudermos, compramos um item novo a cada semana não é novidade, mas essa variedade (e acúmulo) de make nas nossas gavetas e necessaires pode fazer a gente esquecer de uma coisa muito importante: o prazo de validade dos produtos. Não, eu não estou falando daqueles dados que vêm na própria embalagem ou na caixinha assim que a gente compra. É que depois que o produto é aberto, ele começa a meio que se degradar, um processo comum, já que os componentes dos produtos reagem quimicamente com o ar e bla bla bla. Enfim, aquele prazo que tem escrito na embalagem só serve pra o produto fechado e guardadinho.

O prazo de validade depois que o produto começa a ser usado varia de acordo com a textura ou o tipo do mesmo:
  • Rímel e delineador:  3 meses
  • Líquidas pro rosto (bases, primers, etc): 6 meses
  • Em pó  (pós, blushes, sombras), batons e glosses: 2 anos
  • Sombras e outros produtos cremosos: 6 meses
Isso quando não ficam expostos à umidade do banheiro ou ao calor do porta-luvas do carro, porque nesses casos ocorre mais uma daquelas reações químicas que podem prejudicar o uso. E nem adianta ficar adiando achando que dá pra ir usando até acabar, porque com a nossa pele não se brinca. Imagina o estrago que a maquiagem vencida pode fazer? Melhor não arriscar.

Na hora de jogar fora, é simples, separe o conteúdo da embalagem. Jogue o conteúdo no lixo comum (pela torneira não pelamor, pra não poluir a água depois) e a embalagem pode ser reciclada.

Não sei vocês, mas eu vou fazer uma sessão desapego dessas assim que possível, porque apesar de ter pena de jogar alguns produtos quase inteiros fora, é uma coisa necessária e, além disso, posso dar logar a novas makes sem culpa de ter itens demais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;