12 de janeiro de 2014

Desventuras em série - Mau Começo (Livro 1)


Depois de A bússola de Ouro eu meio que me encorajei a ler séries. E caprichei, porque apostei em Desventuras em Série, que tem apenas 13 livros (isso mesmo, TREZE LIVROS DE UMA MESMA HISTÓRIA! - mas calma, eles são até fininhos e dá pra ler bem rápido). Acho que a sugestão de Clari também ajudou bastante (guardem esse nome, ela vem me emprestando muitos livros!).

O livro primeiro (assim que são numerados os dessa série), Mau começo conta a história de três crianças*, os irmãos Baudelaire que, depois de ficarem órfãos, vão morar com o único parente próximo, o (medonho) Conde Olaf e como a vida passa a ser difícil depois disso. Como já se pode imaginar, Olaf não é o que se pode chamar de uma boa pessoa, e ele está interessado na herança das crianças e vai fazer de tudo pra conseguí-la. Enquanto isso os Baudelaire vão fazer o que puderem pra se verem livres do terrível Conde, mas não vai ser tão fácil quanto se imagina.

* Coloquei essa observação aqui porque Violet, a mais velha, tem 14 anos e tecnicamente ela não é mais criança.


Como eu disse antes, o livro é relativamente pequeno e eu li bem rápido (o que é incrível, porque sou meio lenta na leitura), em um dia só. Esse livro é um pouco diferente dos que eu costumo ler, porque eu adoro finais felizes e Desventuras em série está bem longe disso, mas mesmo assim adorei, porque as crianças Baudelaire são bastante inteligentes e também porque durante a história tem sempre um ou outro detalhe que fica sem se resolver, e você fica com vontade de ler os outros pra saber se em algum deles aquele detalhe é revelado. Já quero ler todos, por favor!


Talvez muita gente se lembre que essa série virou filme (eu assisti, inclusive), mas fontes seguras me contaram que no filme eles contam as coisas que acontecem somente nos três primeiros livros! Imagina só, ainda faltam dez livros pra serem lidos, muita história pra descobrir! As ilustrações do livro são muito bonitas! Adoro hachura e achei interessante como o ilustrador consegue dizer muito sem usar cores. Elas estão sempre no começo dos capítulos e geralmente dizem alguma coisa sobre o que vai acontecer em seguida (isso mesmo, spoilers nos desenhos). Com final feliz ou não, estou torcendo pelos Baudelaire.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;