23 de outubro de 2014

A luneta âmbar

A luneta âmbar | Amavelmente Irônica


Já faz um tempo que terminei de ler esse livro, mas demorei pra falar sobre ele aqui por motivos de: não conseguia me recuperar. Que livro incrível!

Atenção: os parágrafos a seguir podem ter algum spoiler dos livros anteriores da série fronteiras do universo. Se você ainda não leu (e pretende) acho melhor não ler esse post agora, rs. Mas se não liga pra spoilers, fique à vontade.

O livro anterior acaba depois que will reencontra o pai (e o perde de novo - dessa vez pra sempre) e vai contar a Lyra tudo o que o pai falou pra ele antes de morrer, mas descobre que Lyra sumiu.

Nesse terceiro e último livro, a história começa e você logo descobre onde e com quem está a menina (e talvez você se surpreenda - não com a pessoa, mas sim com as razões dela pra estar fazendo isso). A essa altura, todo mundo do Magistério quer pegar Lyra pra impedir que a profecia à qual ela está destinada se cumpra, porque essa profecia acabaria com todo o poder que o Magistério tem sobre o mundo de Lyra.

Enquanto isso, Will se prepara pra procurar Lyra e logo no início dessa busca encontra 'amigos' que o poderão ajudar bastante. Também descobrimos que Lyra está sendo mantida 'dopada', talvez pra que não fuja, mas que enquanto isso está tendo sonhos muito reais com Roger, seu amigo que morreu lá no fim do primeiro livro. Roger está no mundo dos mortos e basicamente a sua mensagem é que não é nada bom lá. E isso vai ficar na cabeça da menina por um bom tempo.

Aí depois de um tempo lendo, você começa a se perguntar: tá, e a luneta âmbar? É aí que entra a participação de uma personagem muito importante na história. Em um outro mundo, que não é o dela e de Will, nem o de Lyra, nem o de Cittagaze, a dra. Mary Malone está explorando o lugar e vai descobrir muitas coisas: os moradores, os mistérios do lugar e os materiais que vão virar a luneta, mas a utilidade dela que é incrível, hihi.

Também paralelo a isso tanto Lorde Asriel quanto o Magistério estão reunindo exércitos para uma batalha ente forças do céu e da terra que promete ser a maior da história. E isso tudo também tem a ver com a profecia em torno de Lyra. E junto com isso vem uma distorção do que é céu, inferno e Deus. E eu não entendo como esse livro pode ser pra crianças de 11, 12 anos porque isso tudo pode ser meio mindblowing pra elas. Pelo menos pra mim seria.

A jornada dessa série e o desenvolvimento dos personagens é tão incrível que eu gostei muito mais do decorrer da história do que do final - e não que ele não tenha sido bom. Você para pra pensar e vê que no terceiro livro acontecem umas coisas que você nem sequer imaginava que poderiam acontecer quando lia o primeiro. Sem dúvida os melhores livros que eu li até agora!

A única coisa que me deixa triste é saber que não vai ter continuação do filme rs. Eles erraram tanto no primeiro que nem teve sucesso suficiente pra continuar. Mas boatos que a igreja católica fez algumas restrições à adaptação porque se acharam ofendidos em algum ponto da história. Talvez eu nunca saiba mesmo. Mas vou continuar com esses livros no meu coração. E ainda desejando que Lyra e Will sejam de verdade.

P.S.: passei tanto tempo pra aceitar que tinha acabado a história que sonhei vários dias com ela, rs. Isso já aconteceu com vocês? Pelo menos acabei descobrindo que não acabou de verdade... Em breve conto mais!

Você também pode querer ver:

A luneta âmbar - A bússola de ouro | Amavelmente Irônica

A luneta âmbar - A faca sutil | Amavelmente Irônica

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;