6 de dezembro de 2016

4 contos de E. E. Cummings

4 contos de E. E. Cummings | Amavelmente Irônica

Esse ano no meu aniversário, me presenteei com alguns dos livros que acho mais lindos, a maioria deles da (finada) Editora Cosac Naify. Esse livro foi um deles. Tinha visto imagens das ilustrações, e elas me pareciam bem bonitas. Não sabia nada sobre o escritor ou dos contos em questão, mas sempre tive curiosidade de conhecer escritores que fizeram sucesso no passado, e isso foi suficiente pra querer comprar.

O livro tem quatro contos (óbvio), com temas diferentes, e protagonistas diversos: desde objetos, animais até pessoas. Todos tem um toque poético e lúdico, cheio de metáforas. Mas esses contos não me fizeram sentir nada. Nadinha mesmo. Ok, talvez um pouquinho só de envolvimento. Mas nem o tom poético, nem o ponto de vista inusitado dos personagens dos contos me fez querer guardar pra sempre essas histórias como se fossem minhas.

O posfácio foi importante pra entender o contexto em que os contos foram criados, e talvez fosse mais importante ainda se tivesse vindo antes dos contos, porque criaria uma empatia que daria mais emoção à leitura, ou pelo menos é assim que eu me sentiria.

Como designer e admiradora das coisas bonitas, as ilustrações e o projeto gráfico nesse caso valem mais que a história. A paleta de cores é fantástica e uma combinação incomum, e o formato do livro também chama atenção, apesar de existirem livros (também infantis) assim.

4 contos de E. E. Cummings | Amavelmente Irônica

4 contos de E. E. Cummings | Amavelmente Irônica

4 contos de E. E. Cummings | Amavelmente Irônica

O que ficou como lição pra mim foi que, quando se compra livros ilustrados, o ideal é que se leia algo dele antes, não se deixe levar apenas pelo visual, pois em alguns casos, o ilustrador pode ser mais interessante que o autor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Então, o que achou?
Sua opinião é sempre importante (:

;